terça-feira, 20 de janeiro de 2015

5 Coisas que Deus não Prometeu (ou, ao menos, não são bem assim)


Assim como todos os outros textos desse blog, o texto a seguir exige a crença de que a Bíblia é a regra inerrante de fé, se você pertence ao grupo de crentes que questiona esse fato, não siga lendo. 

A teologia da prosperidade deixou, há muito tempo, de ser algo surpreendente e novo, ela também deixou de ser algo apenas em relação ao dinheiro. É claro, grandes empresas prestadores de (des)serviços espirituais estão aí pouco se importando com a qualidade de vida de seus clientes (fiéis) e estão a cada dia que passa enganando gente a troco de dízimos milionários. Porém, o dano monetário não é o que de pior pregadores e igrejas da prosperidade fazem, afinal de contas, como diria minha sábia mãe, "dinheiro só serve para gastar e dar troco". O problema maior é que essas igrejas criam um Deus que não é o da Bíblia, com uma lista de promessas que nunca foram feitas, ou não da forma como são pregadas. O que cria gente que está sempre esperando de Deus algo que certamente não virá.
Vamos a elas

1- Deus não promete riqueza (nem pobreza):
É cômico ver que, nas igrejas multinacionais, que constroem templos enormes, que estão em todos os cantos do Brasil e do mundo, cujos pastores entram na igreja com carro importado; os membros vivem para pagar dízimo e vivem numa classe econômica muito abaixo de seus líderes. A verdade é que a situação financeira da pessoa não está diretamente ligada, ao menos não de maneira mágica, à vida espiritual da pessoal. 

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Na passagem acima, é claro, Jesus diz que Mamom, representação do dinheiro, não pode assumir o lugar de Deus na vida de uma pessoa que diz servir a Deus. Pessoas que só querem servir a Deus com o objetivo de ter dinheiro não precisam refletir muito para descobrir a quem estão realmente servindo. 

Aí contra-argumentarão falando "mas a Bíblia fala diretamente de prosperidade em várias passagens". Entretanto, prosperidade numa visão cristã completa é a prosperidade ensinada por Paulo na carta aos Filipenses 

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 

Paulo não excluí o "ter em abundância", mas também não exclui o "ter fome". Estava contente tendo ou não, comendo bem, ou não comendo nada. Esta é a prosperidade do Cristão, é o entendimento de que tudo vem do Pai e que, haja o que houver, aquilo deve bastar.

2- Quando um membro de uma família descrente se converte, toda a família será salva. 

Na verdade não é bem assim. As intenções dessa afirmação são as melhores, sem dúvida, mas pode deixar o crente confuso ao ver que, enquanto ele permanece firme na obediência
ao Senhor, sua família segue ímpia. Esta frase de fato está na Bíblia, mas é preciso entender o seu contexto. O versículo 

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.


O texto deve ser lido, pelo menos, a partir do verso 16, que narra a história de quando Paulo e Silas foram presos, sua saída milagrosa da prisão e a conversão do carcereiro e de sua família mediante a pregação do evangelho. A família é a do carcereiro, não a família de forma generalizada. É claro que Deus se preocupa com a família dos cristãos, mas isso não é garantia de que todos os membros de uma determinada família servirão a Deus. Se fosse assim como interpretaríamos este texto de Mateus

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.


O que Jesus disse, em vez de "tu e tua família serviram ao Senhor", na verdade é mais como "se você serve ao Senhor, e os seus familiares não, isso poderá ser um problema".







3 - Sê fiel no pouco e no muito te colocarei

A intenção, novamente, é muito boa, mas falta o entendimento de que esse verso se encontra numa parábola. Ou seja, só daí podemos saber que não pode ser interpretado de forma literal. Esta é a frase aos servos que fizeram coisas boas com aquilo que o Senhor lhes deu (o que também se aplica a todos os cristãos). A mal aplicação dessa passagem faz que com gente gaste o pouco recurso que tem, muitas vezes o único, em troca de ser fiel no pouco, para barganhar uma futura colocação no muito. Barganhar com Deus não é algo que deve ser feito, pois sabemos que tudo o que temos, temos por graça, e não há nada que possamos oferecer a Deus em troca de seus favores que ele precise, afinal de contas Deus é auto-suficiente em si mesmo. 


4 - Nada de ruim que aconteça com um crente é da vontade de Deus. 

Para vários pregadores, você não pode perder um parente, ficar triste, ficar endividado, ficar doente, se isso acontece significa que você está fraco e que deveria ser mais espiritual. O que esse povo esquece é que "este mundo jaz no maligno" e a vida não para só porque alguém segue a cristo. Os vírus, bactérias e diversos outros motivos para adoecer continuam adoecendo as pessoas, os assaltantes, assassinos, sequestradores, estupradores e cia. ltda. continuam aí para fazer maldade e, afinal de contas, sofrer um pouco faz mesmo parte da vida. 

Não fosse assim, Paulo não teria dito:

¶ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;


E para quem argumenta, "mas todas as coisas cooperam para o bem daquele amam a Deus", eu diria que se a vida te deu limões, faça uma limonada e dê glórias a Deus por isso.
Muitas vezes as pessoas são muito boas em dizer que "há males que vem para bem", mas nunca conseguem esperar até que uma aflição se acabe para depois ver as coisas com calma e tentar entender qual o benefício por traz de tudo o que aconteceu. Cristianismo não tem nada a ver com meter o pé na jaca, muita gente esquece disso antes do mal vir para bem.




5- Faça sua parte que Deus vai te recompensar

É tentador ver Deus como um vídeo game e pensar que sempre temos que fazer algo que vá fazer com que Deus nos abençoe. Dessa vez, o resultado da intenção é ótimo. Pode levar as pessoas a serem pacientes, misericordiosos, caridosos, enfim, o resultado, em geral é uma obra de bondade. A intenção é que é uma porcaria. "Por quê?", perguntam. Porque o que está por trás disso é a, já mencionada, estúpida visão paganista de barganhar com Deus. De dar a Deus algo que Ele quer em troca de algo que nós queremos. No Cristianismo não é assim que funciona. Deus deixa muito claro que Ele, a priori, nunca precisou de nada e o que Ele faz, faz porque quer. 
E nas palavras de Paulo "Acaso isso é injustiça? De maneira nenhuma". 
Para entender isso, basta entender uma fórmula simples.

Deus criou o homem porque quis e pediu para que ele não pecasse contra Deus. 
O homem pecou contra Deus. A partir daí, todos os homens perderam todo o direito que tinha a qualquer coisa, passando a receber tudo por misericórdia de Deus. 

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.


Não há nada que o homem pobre e pecador possa ter para barganhar com Deus. Se alguma vez na vida Deus já te deu (ou der) algo, agradeça da melhor forma possível, pois Ele te deu por misericórdia, não por merecimento.

Por enquanto, é isso pessoal. 
Eu quero agradecer ao pessoal que segue a gente no Facebook, pois me ajudaram bastante a fazer esse post. 
Sem eles isso aqui não teria saído. 
Deus abençoe vocês, pecadores. 

Paz seja convosco

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Sobre servir a mamon, Jesus também queria esclarecer o segundo mandamento, que é não terás outros deuses ou semelhança...
    Não é somente uma escultura que é pecado, mas tudo aquilo que assume forma de deus.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz e comente!