quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Em Verdade 3 - Me Ajude a Melhorar


Bom, para mostrar para os hermanos que nós não só metemos a sola nos hereges, temos a série Em Verdade, que traz músicas cristãs Bíblicas que, ao contrário das canções do #NãoCanteHeresias, trazem mensagens que valem a pena serem ouvidas. Essa é a edição 3 da série, já temos dois posts do Em Verdade que você pode curtir clicando nos links a seguir (Em Verdade 1 e Em Verdade 2). 



A canção em questão hoje é composta e interpretada por Eli Soares, cantor que vem se destacando no cenário da música cristã nacional. Já ouvi outras canções do rapaz e fui a uma apresentação. Em geral, não temos muitos erros teológicos nas canções (em Me Ajude a Melhorar, canção analisada neste post, só uma pequena ressalva, por exemplo). 







Bom, vamos à canção!





Meu Pai, o mundo insiste em me comprar

Mas eu não quero o que vem de lá

Quero agora a glória de Deus

[A primeira frase está legal, chama de Deus de "Pai" como Jesus ensinou, e diz uma verdade bíblica bacana. O mundo jaz no maligno e ele vez ou outra vai atrapalhar a caminhada cristã. O segundo e o terceiro verso é que é melhor tomar um certo cuidado. Deus, em sua palavra, deixa claro que não divide a glória dele com ninguém

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Isaías 42:8


Nesse caso, não tem por que querer a glória de Deus. A minha ressalva aqui é que o autor usou a palavra "agora" e pode ser que ele queira dizer que "agora (que sou servo do Senhor)" ele quer a glória de Deus. Olhe, se a pessoa quiser refletir a glória de Deus, tranquilo; isso faz parte dos objetivos da criação. Agora, o que não pode é querer usurpar a glória de Deus, pôr criatura no lugar de Criador.]


Eu cansei

Já não quero mais viver pra mim
De uma vez por todas vou me esvaziar
Vou mandar embora o que não é seu


[Aí também está legal, mostra a indisposição que uma pessoa convertida tem que ter com aquilo que não é de Deus, isto é, o pecado. Aqui só uma ressalva para não querer pagar de santarrão e criar um conceito próprio de pecado. Para saber o que é pecado basta ler a Bíblia toda, mas por misericórdia, Paulo fez uma lista bacana em Gálatas 5.19-23]

Me perdoa todas as vezes que eu Te entristeci

Não pensei em Cristo, só pensei em mim
Me ajude a melhorar


[Outro verso acertado. Durante o processo de santificação é preciso pedir perdão pelos pecados que cometemos e admitir que a base para pecar é ignorar Cristo crucificado. Além do mais, pedir para que Deus nos ajude é outra coisa que devemos fazer, visto que Ele é o autor e consumador da nossa fé

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Me ajude a melhorar
Sozinho eu não consigo mais, já sei
Eu sou humano, eu só sei errar
Me ajude a melhorar
Me ajude a melhorar

Sozinho eu não consigo mais, já sei
Eu sou humano, eu só sei errar
Me ajude a melhorar


[A canção se encaminha para o final no mesmo espírito do verso anterior apenas com o acréscimo da frase "Eu sou humano, eu só sei errar", muito bem colocada por lembrar a condição decadente do ser humano perante Deus. 

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Por fim, esta canção nos ensina que somos pecadores, precisamos de perdão e da ajuda de Deus. 

Ficamos por aqui e se houver alguma música que vocês queiram análises, comentem aqui no blog mesmo ou no nosso Facebook. Se for boa, a música fica comigo no Em Verdade, se for herege, o Daniel analisa do #NãoCanteHeresias. 




Paz seja convosco




6 comentários:

  1. análise e musica muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom gostei , tinha duvidas a respeito desta parte. Se colocasse no lugar d glória , a palavra graça ficaria certo?

    ResponderExcluir
  3. A palavra para glória é SHEKINAH que significa a manifestação da presença de Deus em sua glória. Durante toda a caminhada do povo de Deus pelo deserto esta nuvem de glória nunca os desamparou (Êxodo 13.21,22)
    Quando a glória de Deus vem sobre nós, recebemos a paz de Deus em nosso coração.
    O templo foi declarado com lugar da glória de Deus, mas também com um lugar de paz. Jesus disse “no mundo passais por aflições” (João 16.33)

    ResponderExcluir
  4. Acho estranha a parte "sou humano eu só sei errar", porque não fomos feitos para o pecado, e sim pra glorificar a Deus. Parece uma desculpa pra pessoa ser vacilona, mas isso é o que eu penso, não tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que a gente tente fazer o certo nós acabamos vacilando uma hora ou outra... não dando desculpa, mas é a realidade
      Essa música é uma oração pedindo ajuda
      Ele só tá falando pra Deus como ele se sente e etc...

      Excluir
  5. Legal gostei muito sobre essa canção eu e o ministério q participo fazemos um estudo biblicos com algumas canções.
    Gostaria de pedir uma análise na música a igreja vem do Anderson Freire. Boa �� noite

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz e comente!