quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Devocional: Como será o céu? O Que devemos saber sobre ele?

E alguns Cristãos ainda não gostam de arte :)
Devocional: Como será o céu? O Que devemos saber sobre ele?



Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Romanos 8.18-21

Ao iniciar essa pesquisa, que tem um foco de ser simples sem ser rasa levando ao questionamento acerca de Deus e sua glória, que fiz para os membros de minha igreja (Uma igreja pentecostal na zona Leste de São Paulo com média de 200 membros, Sim soleiros sou de igreja Pentecostal kkkk)  me veio a mente as várias possibilidades ao falar sobre o céu como por exemplo:

 As atividades que teremos no céu como servir a Cristo "e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão."(Ap 7.15;22.3) sim teremos atividades mas também teremos descanso "para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem" (Ap 14.13), e como nos esquecer que naquele lugar beberemos e comeremos? "Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro" (Ap 19.9). Alguns pensam que essa comida e bebida não é literal mas devemos lembrar da promessa de Cristo que também beberá do fruto da Vide conosco "Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus."(Lc 22.18). Ainda que não entendamos de forma plena tudo que faremos é possível entender que sim teremos atividades e provavelmente funções.

Como será esse lugar? Notem a perfeição de um lugar "Sem maldição"(Ap 22.3), ou da beleza e singularidade deste lugar que nos envolve apenas com tais descrições, atentem inclusive que lá teremos contagem de tempo ou algo parecido "E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações." (Ap 22.1-2). E de uma forma toda especial seremos iluminados literalmente pela presença Divina "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." (Ap 22.5).E ainda do nosso suprimento eterno de alimento e bebida "Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede." (Ap 7.16).Nada foi explicado a nós de forma exaustiva acerca deste lugar, mas podemos ver nas mínimas descrições que algo maravilhoso e perfeito nos espera.

Nosso novo corpo ressurreto: Não seremos apenas espíritos perambulando mas teremos nosso corpo perfeito espiritualmente assim como a criação no inicio (Gn 1.31), e o mais impressionante será a imortalidade e incorruptibilidade desse novo corpo "Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." (1 cor 15.53). Muitas dúvidas existem se o corpo será material ou não, principalmente por causa de 1 Coríntios 15 onde Paulo diz que nosso corpo será Espiritual, Porém Cristo com seu corpo ressurreto tinha carne e osso "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho." (Lc 24.39). Espiritual nesse caso não significa imaterial mas sim DIRIGIDO pelo espírito,hoje nosso corpo corruptível é dirigido pela carne por isso nossa luta com o pecado NUNCA cessa e perdemos muitas batalhas, Porém chegará um dia que seremos incorruptíveis e nosso corpo será espiritual. Ainda restam aqui duvidas acerca de todo tipo sobre nosso corpo, a certeza que temos é que Deus preparou uma ressurreição onde poderemos nos livrar do pecado e da morte.


Todos pontos citados até aqui são muito importantes para nossa formação Cristã e entendimento de Deus (inclusive só é possível adorar um Deus que se conhece). Porém agora vou falar da parte mais importante, e que com certeza é o nosso motivo de almejar o céu, que é:


A presença de Deus e sua plena comunhão conosco: Notem que eu claramente deixei muitas dúvidas e muitos pontos onde a Bíblia não nos entrega algumas informações, e fiz isso propositalmente pois uma das maiores dádivas de se estar no céu é CONHECER A DEUS pela eternidade! Não, nós não receberemos todo conhecimento como que por mágica, nós viveremos ao lado do Criador do universo, aquele que apenas pela vontade de sua palavra criou o firmamento e as galáxias, e deu a vida com um sopro de seu poder é deste ser que estamos falando, é com Ele que habitaremos "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima"
(Ap 21.3-4). Logo teremos a eternidade para receber o "conhecimento de Deus" (Cl 1.10), teremos infinitas conversas e comunhões, teremos tempo para conhecer mais e mais e sempre mais, pois Deus é infinitamente sábio e perfeito logo estaremos em constante conhecimento deste Deus de amor e justiça sem nunca nos cansar ou chegar ao fim de seu conhecimento, beleza e retidão.
 Quando a glória de Deus enchia o templo os sacerdotes do AT não conseguiam permanecer naquele lugar (2Cr 5.14), o pastores diante da glória de Deus fora de Belém se encheram de temor (Lc 2.9) mas no céu nós teremos total liberdade de ver e permanecer eternamente em comunhão e contato direto com esta mesma glória que fazia os montes tremerem, o mar temer e a criação e toda sua magnitude se dobrar vencida e o melhor "veremos o seu rosto"(Ap 22.4), e gozaremos eternamente de nosso criador, de seu conhecimento, de seu amor, de sua paz, de sua santidade e de sua justiça, o justo Juiz reinando eternamente em total contato com sua criação que Ele chama de filhos e filhas, onde o pecado e a agonia não mais nos tocara pois "Na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente." (Sl 16.11)

Portanto amados irmãos entendam que o céu não deve ser para você uma simples "escolha melhor que o inferno" ou um simples alivio da fadiga deste mundo vil, o que mais deve nos chamar a atenção na morada celestial é a plena presença de um Deus perfeito que planejou este momento de comunhão com seus filhos desde antes da fundação do universo, Deus é nosso alvo maior, maior que o conforto, a paz, as bênçãos e tudo mais que brilhe aos nossos olhos carnais e corruptos, Nós pecadores com um coração mal e inquieto fomos escolhidos para sermos parte desta comunhão que citei acima, somos merecedores? Claro que não, mas confiamos em quem nos escolheu e nos chamou, logo só nos resta esperar esse momentos ansiosos para nos juntar aos anjos e aos 4 seres viventes e declarar "Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir." (Ap 4.8).


Críticas a esse texto especialmente seriam muito bem vindas :) Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz e comente!