quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ser protestante em meio ao capitalismo.

Todas as nossas ações são baseadas em diretrizes da nossa consciência, que pode ser influenciada internamente (pelo pecado ou pelo Espírito de Deus), ou externamente, pela sociedade, leis, ou qualquer outro padrão de sensibilização da motivação.
De qualquer forma, ao se aderir a cosmovisão cristã, a Santa Lei do Senhor passa a reger a vida desse cristão, de forma que ele irá então, tomar decisões que sejam coerentes com aquilo que as escrituras dizem.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não
vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."
Mateus 5:16-20

Ora, se vivemos para glorificar ao Senhor, e seguir os seus preceitos faz isso, como deve então um cristão lidar com os problemas do capitalismo em seu cotidiano? Cito aqui alguns pontos que considero importante.

1 - Devemos lembrar que foi o Senhor que nos tirou da escravidão (Ex 20:2). Isso significa que devemos nossas vidas a Ele, e não a nós mesmos. Lembremos que o pão de cada dia, ainda é ele quem providencia.


2 - Assim como, devemos entender que nosso temor deve estar totalmente centralizada no Deus único e verdadeiro. Quando tememos outra coisa, adoramos outros deuses (Ex 20:3). No sistema capitalista, você é facilmente levado a duvidar do poder de Deus, pois existe uma selva que diz que somente os mais fortes sobrevivem, e você tem medo de ser um dos fracos. Isso faz você criar deuses internos, e desejá-los, como a riqueza, ou um casamento, ou o poder.


3 - Não tente reproduzir Deus, quer exteriormente, para obter lucro, quer interiormente. Não preste culto as suas habilidades adquiridas através do sistema, e lembre que Deus é o Senhor de todas as coisas.(Ex 20:4 -6)
4- Não atribua ao Senhor nada que não seja revelado que é a Sua vontade. Nem sempre o seu sucesso profissional é uma benção de Deus. Examine seu coração, e peça para que o Santo Espírito ajude a honrar o Santo nome do Senhor, atribuindo vida diante de um sistema corrupto.

Essas e outras coisas devem ser observadas, para que você não venha a ser esgotado quando tiver que lidar com a corrupção de um sistema que motiva a corrupção do coração humano.

Um comentário:

  1. me desculpe, mas essa sua visão não corresponde com a realidade. Vivemos num mundo capitalista e não tem melhor forma de ser justo a não ser pela quantidade e qualidade do seu proprio esforço.

    Não acredito que o sistema concorrente, seja melhor, vide exemplos bíblicos. Ananias e Safira, incorreram no pecado pelo amor ao dinheiro e não pelo sistema de distribuição de renda.

    a propria biblia declara, se trabalhou coma, senão...

    contudo o amor ao dinheiro, esse sim é raiz dos males.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz e comente!