segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Em Verdade 4 - Ele Vive - Ofina G3


Seguindo a proposta do Em Verdade, sugerimos canções analisadas por nós que podem ser ouvidas sem medo de heresia (ou ao menos com algumas ressalvas). 

A canção da vez é Ele Vive do grupo Oficina G3. A banda passou por reformulações que acabaram por dividir seu público em 3 grupos. Os que gostavam da fase "menos metal", os que gostam da fase "mais metal" e os que gostam da banda de qualquer forma. Particularmente, dentro do que conheço da discografia dos rapazes, me enquadro perfeitamente no terceiro grupo. 




A música que analisaremos a baixo saiu no disco O Tempo dos idos anos 2000, com a formação antiga da banda. 


Pois então, vamos à canção. 

Ele Vive aborda aquela que é uma das grandes alegrias de ser cristão: Jesus, o Cristo, ressuscitou e vive para sempre! 

A canção, apesar de ter uma letra ligeiramente curta, está cercada de verdades bíblicas. 


Eu acredito em Deus
E que seu filho Jesus ele nos deu

Pra morrer naquela cruz sem glória e luz  

[o início da canção é praticamente um credo (mensagem que fala quais são as crenças comuns de uma determinada religião ou grupo religioso) e evolui falando da morte de Jesus Cristo, à época (e talvez até hoje) a pior morte que se poderia ter; morte de cruz]


Mas acredito que ao terceiro dia
Aquela tumba estava vazia
Porque a cruz não o segurou
Porque a morte não o segurou

E nem o inferno o segurou 

[aqui, a continuação do credo cristão, de que Cristo foi enviado por Deus para morrer numa cruz, mas ressuscitou ao terceiro dia, vencendo assim a vergonha da cruz, a realidade da morte, e, por fim, uma vitória que dura até hoje e se estende aos Seus servos, a vitória sobre o inferno, pois a morte de Cristo é eficaz para salvar.]

Ele vive com toda a sua glória e o seu poder

[aqui é o refrão da música, ressaltando a glória e o poder de Cristo e que, é claro, como ser ressurreto, Ele segue vivendo.]


Eu não acredito em um Jesus distante
Eu não acredito em um Jesus inoperante

Eu conheço um Jesus amigo que sempre está comigo 

[nessa parte, aparece um credo ao contrário (naquilo que não se crê), falando da proximidade de Cristo com aqueles que creem nele e da Sua operação ativa na vida das pessoas

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

João 15:15]

Eu acredito também na Bíblia

São palavras do autor da vida.
Porque a cruz não o segurou
Porque a morte não o segurou
E nem o inferno o segurou

[e, por fim, a letra da música encerra seu credo falando daquilo que é a fonte do evangelho para os tempos pós-apostólicos, a Bíblia. Uma crença tão correta quanto necessária, visto que sem a Bíblia como norte, toda e qualquer atitude religiosa partirá de um coração que é essencialmente pecaminoso. Nunca é demais lembrar que

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 

A partir daí, a música repete o refrão mais algumas vezes com um solo de guitarra muito bem composto no meio.Pra quem curte um roquenrôu, um prato cheio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz e comente!